O prazo para se inscrever no concurso público para professores da Rede Estadual foi prorrogado até quinta-feira, 7 de agosto.
Organizado pela Secretaria da Educação (Seduc), o processo seletivo oferece mais de 6 mil vagas e as provas serão aplicadas no dia 28 de setembro. As oportunidades abrangem todas as regiões do Rio Grande do Sul e incluem reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcD), indígenas, negros e pessoas trans.
O concurso busca preencher vagas para a Educação Básica nas seguintes áreas:
O processo seletivo será composto por uma prova objetiva de 60 questões de múltipla escolha. A prova é eliminatória e classificatória e terá dois blocos: temas gerais (Conhecimentos Pedagógicos, Língua Portuguesa e Legislação da Educação) e conteúdos específicos da área escolhida.
As provas serão realizadas nos municípios-sede das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), com uma lista completa de locais detalhada no edital.
Os candidatos que alcançarem a nota de corte terão suas redações corrigidas. Em seguida, haverá uma prova de títulos para pontuação adicional. Professores que desejam atuar em comunidades Guarani e Kaingang passarão por testes específicos.
Para mais informações, como o cronograma completo, distribuição de vagas e bibliografia, acesse o edital no site da organizadora. O resultado final será homologado pela Seduc e publicado no Diário Oficial do Estado.