O Conselho Municipal de Cultura de Ijuí (Comuci) irá promover, no dia 18 de outubro, das 14h às 17h, a conferência regional “Da Carência à Esperança e à Consolidação da Babel do Novo Mundo”. O evento faz parte da programação da Expofest Ijuí 2024 e irá ocorrer no Auditório do Sindicato Rural do Parque de Exposições Wanderley Burmann.
Os conferencistas serão os professores Dinarte Belato, docente na Unijuí, e José Augusto Fiorin, secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo. Além do Comuci, são responsáveis pela organização do evento a Comissão de Cultura, Folclore e Artes Populares da Expofest, o Conselho Municipal de Turismo (Contur), a Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam), a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e a Secretaria Municipal de Educação (Smed).
A conferência, que ocorre anualmente na Expofest, tem como objetivo constituir um local onde todos os setores e agentes culturais da região possam se encontrar e debater sobre o atual cenário da cultura em âmbito local e regional. Neste ano, a temática visa promover uma retomada histórica de como os primeiros colonizadores chegaram e se estruturaram em Ijuí, formando a “Babel do Novo Mundo”, uma mistura de línguas e culturas.
Conforme a coordenadora do Comuci e da Comissão de Cultura, Folclore e Artes Populares da Expofest, Ruth Hein, os municípios que compõem a Amuplam e a região cultural R7, especialmente aqueles que se originaram de Ijuí, foram convidados a participar da conferência. “Nesse dia nós queremos conhecer a parte cultural das cidades que se formaram a partir de Ijuí. Então a proposta é trazer esses municípios para uma amostra também do seu fazer cultural e turístico”, destaca Ruth.