A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social começa nesta terça-feira, 5, em Ijuí. Conforme a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Daiane Oliveira, as conferências são iniciativas conjuntas do governo e da sociedade civil, organizadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e pelo órgão gestor da assistência social no município.
O objetivo principal da conferência é avaliar a situação da assistência social e propor diretrizes para o seu aperfeiçoamento. Ainda de acordo com a presidente, as conferências também têm um papel essencial na construção das diretrizes que orientarão a gestão e o financiamento da política de assistência social nos próximos anos, bem como na qualificação dos serviços e programas oferecidos pelo SUAS.
Daiane Oliveira destaca que “durante a conferência, o município pode propor mudanças e melhorias na política local e levar suas demandas para as conferências estaduais e nacionais”. Ao ser questionada sobre os principais desafios enfrentados pelo conselho, a assistente social ressalta que é a promoção da participação social. “Temos assembleias mensais e até a participação dos conselheiros é difícil, a dos usuários é quase nula”. Assim, o maior desafio é garantir a participação dos públicos necessários para fiscalizar as políticas de assistência social no município.
A conferência será realizada no salão da Igreja Batista de Ijuí, com início previsto para as 8h30.