O trigo, em Ijuí, apresenta bom desenvolvimento, com pouco de ataque de oídio, segundo a Emater. Já entre os 44 municípios do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, o cereal também se desenvolve bem, evoluindo rapidamente para o estádio de elongação e iniciando a emissão das espigas. As primeiras lavouras em estádio de espigamento apresentam elevado número de espiguetas conferindo alto potencial produtivo.
Aumento de doenças com aumento de oídio nas folhas basais. As cultivares mais suscetíveis apresentam maior incidência da doença. Produtores intensificaram a aplicação e fungicidas, observando as condições climáticas. Há baixa incidência de pragas, sem necessidade de aplicação de inseticidas nas lavouras.
Já a canola, Ijuí, está em início de floração e a aveia com muito ataque de ferrugem. Nos 44 municípios da Emater regional de Ijuí, na aveia existe aumento da pressão de doenças, em especial a ferrugem da folha.
A canola, na região, tem desenvolvimento dentro das expectativas, com a maioria das lavouras em final do estádio vegetativo, emissão da haste principal e ramos laterais com colmo grosso e sadios. A cultura apresenta folhas grandes, principalmente nas áreas onde a densidade de plantas está um pouco abaixo da adequada. As geadas provocaram pequenos danos nas inflorescências, inviabilizando pequeno número de flores. Não foram observados danos em síliquas ou plantas e desenvolvimento vegetativo.