Este domingo vai ser o dia de votação, referente às eleições municipais de 2024, em todo o Brasil, para escolha de prefeitos, vices e vereadores. A votação vai acontecer das 8 às 17 horas. Primeiro voto é para vereador e o segundo para prefeito. O eleitor deve digitar o número na urna eletrônica e conferir o nome e a fotografia da candidata ou do candidato, antes de confirmar o voto.
O voto é obrigatório para todos os brasileiros que tem entre 18 e 70 anos. Para analfabetos, maiores de 70 anos e adolescentes entre 16 e 17 anos o voto é facultativo. Quem integra os grupos de voto facultativo, se não for votar, também não precisará justificar a falta. As pessoas poderão votar, por exemplo, com uso de camiseta, adesivo, botton ou bandeira, porém, numa manifestação silenciosa, sem pedir votos. Qualquer outra manifestação é irregular e se configura em crime eleitoral.
Justificativa
Já o eleitor que é obrigado a votar e não comparecer no pleito deste domingo, precisa justificar. O eleitor que está fora do domicílio eleitoral pode ir hoje, das 8 às 17 horas, em qualquer seção e preencher o formulário de justificativa. Também no horário da eleição vai ser possível justificar a não votação pelo aplicativo e-título, ou seja, título eleitoral eletrônico. A partir de segunda-feira, pelo período de 60 dias, a justificativa também poderá ser efetuada, no entanto, o eleitor vai precisar comprovar a falta.
Documentos
Para votar, neste domingo, vai ser necessário apresentar documento com foto. Poderá ser documento físico, como carteira de motorista, documento de identidade, certificado de reservista e carteira de trabalho. Também é importante levar o título eleitoral. Ainda existe possibilidade de apresentar documento eletrônico, por exemplo, o e-título, mas também com exigência de foto. Se o material digital não tiver foto, o eleitor vai ter que portar documento físico que comprove a imagem dele.
Acompanhantes
As pessoas que têm direito ao voto facultativo podem participar da eleição, mesmo que não tenham votado nas últimas. Não é possível votar em trânsito. Com isso, o eleitor que estiver fora do domicílio não pode participar da eleição. Quem tem problema de locomoção ou deficiência física, por exemplo, idosos e outros, podem votar com acompanhante, desde que seja de confiança da pessoa votante. Inclusive, o acompanhante poderá digitar o voto para o familiar ou amigo. Além disso, a pessoa acompanhante tem prioridade na votação, ou seja, poderá votar no mesmo momento, logo após o voto do eleitor que ela acompanha.
Crianças, celular e cola
O eleitor pode levar para a cabine de votação crianças de colo, porém, crianças um pouco maiores precisam ficar junto aos mesários. Telefone celular tem que ser deixado numa mesa, ao lado da cabine de votação e, de preferência, desligado. Além disso, o eleitor pode levar uma cola para a votação, com anotação dos números dos candidatos a prefeito, vice e vereadores. Muitos eleitores não têm biometria. Quanto a isso não existe problema, pois quem possui biometria vota com essa identificação e os demais no sistema tradicional.