Horário da votação: 7 às 17 horas. Nessa eleição, em virtude da Covid-19, o início da votação foi antecipado em uma hora. O período das 7 às 10 horas é preferencial para que pessoas de grupos de risco do coronavírus aproveitem para votar, por exemplo, eleitores acima de 60 anos ou que possuem doenças crônicas.
Também devido à pandemia, a votação não tem a biometria, com isso, os eleitores vão assinar normalmente os comprovantes de voto. Por isso, a orientação é que as pessoas levem a própria caneta para evitar compartilhamento. Mesmo assim, as seções eleitores vão disponibilizar canetas.
Os eleitores são obrigados a usar máscara para votar. Ainda não poderão levar alimentos ou liquidos, pois não haverá possibilidade de retirar a máscara para o consumo enquanto estiverem na fila ou nas seções eleitorais. Mesários e colaboradores também vão estar de máscaras e protetor facial. Haverá ainda álcool em gel nos locais de votação.
Necessariamente, o eleitor terá que apresentar um documento com foto. Com isso, a pessoa pode votar sem o título eleitoral.
Pessoas acima dos 70 anos não são obrigadas a votar e também não precisam justificar a ausência. O voto também é facultativo para pessoas entre 16 e 18 anos e para analfabetos. Já pessoas com deficiência visual são obrigadas a votar, exceto se estiverem acamadas.
Pessoas que integram grupos de risco para a Covid-19, por exemplo, quem possui doença crônica, pode se abster de votar, mas precisarão justificar a ausência até 60 dias após o pleito, pelo site do TRE ou pelos contatos do cartório, com apresentação de atestado médico.
Propaganda eleitoral está proibida neste domingo, inclusive boca de urna. Com isso, não pode ter aglomeração de pessoas nas proximidades das seções eleitorais. É permitida, apenas, a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas.
O eleitor pode levar para a cabine de votação uma “cola” (lembrete) com os números dos candidatos escolhidos.
O eleitor que estiver com suspeita ou confirmação da Covid-19 não deve ir votar neste domingo. Nesses casos, a justificativa precisa ser feita até dois meses após o pleito, pelo site tre-rs.jus.br. O eleitor deve também encaminhar atestado médico. Quem estiver fora do domicílio eleitoral, poderá justificar a ausência do voto preferencialmente pelo aplicativo e-título, para que não haja aglomeração, hoje, nas seções eleitorais. No entanto, as seções também vão contar com formulários para justificativa.
Se não for feita a justificativa da ausência em votar, o eleitor terá que pagar multa de R$ 3,50.