A Fetag – Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – espera que se concretizem as promessas do governo federal de amparo aos produtores gaúchos, feitas durante a mobilização da entidade que aconteceu de terça-feira até ontem em Porto Alegre. A manifestação reivindicou ajuda para os agricultores que sofrem com problemas financeiros em razão de perdas nas últimas safras por problemas climáticos. O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, repassou para a RPI os encaminhamentos feitos junto ao governo federal. Abaixo, áudio de Carlos Joel.
Carlos Joel da Silva também disse que ficou acertado que a partir de agora haverá definição de proposta, entre Fetag, demais entidades e Assembleia Legislativa, para que isso seja apresentado ao governo federal. Abaixo, áudio de Carlos Joel.
Essa pauta vai tratar de prorrogações definitivas e de longo prazo dos financiamentos de custeio e investimento dos programas Pronaf e Pronamp, bem como da criação de uma linha de crédito específica para cooperativas e cerealistas da agricultura familiar. Abaixo, áudio de Carlos Joel.
Por fim, o presidente da Fetag alerta os agricultores que não vão conseguir pagar os débitos, para que procurem os bancos.