Três municípios do Rio Grande do Sul conhecem novos prefeitos e vices, a partir de eleições suplementares realizadas ontem. Os pleitos aconteceram porque os políticos eleitos em 2020 foram cassados pela Justiça Eleitoral, visto irregularidades na campanha.
Um dos municípios que teve eleição suplementar, ontem, foi Capão do Cipó. Para prefeito foi eleito, Adair Fracaro Cardoso, do PDT, e para vice, Elso Engleitner, do MDB, com 1.390 votos, 61,21% dos votos válidos. Ainda integra a coligação o PSD. Já Leandro Melo Pereira e Ionára de Fátima Nascimento Ferreira, ambos do PP, que também concorriam a prefeito e vice, respectivamente, receberam 881 votos, ou 38,79% dos votos. A juíza do Cartório Eleitoral de Santiago, que atende Capão do Cipó, Ana Paula Michel Santos, disse para a RPI que provavelmente a posse dos vencedores vai acontecer na próxima semana.
Também ontem teve eleição em Miraguaí. Para prefeito foi eleito, Luis Carlos Herrmann, e a vice, Vanderli Antônio Lunardi, os dois do MDB, com 2.052 votos, 60,87% dos votos válidos. Ricardo Barbosa Fink e Leandro Baptista Haas, do PTB, que também concorriam a prefeito e vice, tiveram 1.319 votos, ou 39,13% dos votos válidos. Já em Redentora, também com eleição fora de época, havia apenas uma candidatura. Dessa forma, para prefeito foi eleito, Malberk Antoine Kunst Dullius, e a vice, Noedi Casagrande, da Coligação Juntos Podemos Mais, integrada por MDB, PDT, União Brasil, PSB, PT, PCdoB e PV.