Busca rápidaX


MANCHETES

Conjuntura internacional derruba o preço do trigo na região de Ijuí

12 de setembro de 2022

O preço do trigo pago aos agricultores de Ijuí e região registra queda nos último dias. O valor que já chegou a 111 reais a saca de 60 quilos, nesta segunda-feira, 12, está em 95 reais e 4 centavos. O  Corretor de Cereais, Índio Brasil, da Solo Corretora de Cereais de Ijuí, explica que a Argentina atingiu o limite de exportação do cereal pelas cotas existentes e o Rio Grande do Sul também vendeu muito produto para o mercado internacional, o que elevou o preço para o produtor.

Porém, do final de maio deste ano para cá, a cotação do cereal caiu 23% no mercado global em dólar, especialmente pelo acordo que permitiu a Ucrânia e Rússia a voltarem a exportar trigo, o que ficou parado durante desde o início da guerra entre os dois países. Ucrânia e Rússia são os dois principais exportadores de trigo no mundo.

No Brasil, conforme Índio Brasil, a cotação do cereal não caiu nos mesmos 23% em âmbito de mundo, pois o momento é de entressafra. No entanto, possivelmente no próximo mês, quando ocorrer a colheita, o preço do trigo brasileiro vai ter que se alinhar ao mercado internacional, com redução em relação aos valores praticados no momento.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí