O Conrural – Conselho Municipal Agropecuário – foi retomado em Ijuí. O presidente é Émerson Pereira, que também atua como secretário municipal de Desenvolvimento Rural. Ele defende maior participação de representantes dos distritos e de entidades no Conrural.
Durante encontro na Espofest, cuja feira terminou ontem, foi criado o Comitê de Conservação do Solo e da Água de Ijuí. Pereira explica que esse comitê vai fazer parte do Conselho Agropecuário e servirá para ajudar na definição de medidas que ajudem na manutenção e melhoria de lavouras e estradas.
Observa que através da Unijuí, entidades e dos próprios produtores rurais, existe bastante conhecimento e teoria sobre solo e água, mas é preciso sistematizar melhor essas ideias. Émerson Pereira frisou que é necessário evitar perda de nutrientes das lavouras durante as chuvas, fato registrado, por exemplo, em maio deste ano, período em que, inclusive, ocorreu enchentes.
O presidente do Conrural comenta em ter planejamento de médio e longo prazo sobre conservação do solo. Uma das proposições é reimplantar base larga em lavouras, ou seja, estruturas de terra com nível mais elevado, espécie de terraços, como mais uma forma para evitar que a água escorra pelas lavouras e abra valetas ou outros problemas. Isso também impacta em menos problemas em estradas.
A base larga era bastante comum há alguns anos em lavouras, mas depois foi praticamente extinta. Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural de Ijuí, muitos agricultores terminaram com a base larga sem informações mais exatas dos reflexos.
Émerson Pereira defende que essas ações para melhoria do solo e da água sejam gerais e até regionais, ou seja, que haja participação de todos os produtores. Ontem, Émerson Pereira ampliou esses temas no programa Progresso Rural da RPI, as 6 horas e 30 minutos. Também enfatizou o foco em melhorar a rotação de culturas, até para garantir mais palha nas lavouras e evitar a erosão.
No Progresso Rural de ontem pela manhã, Émerson Pereira ainda observou o objetivo em participar de editais do governo gaúcho, que disponibiliza dinheiro através de editais de pesquisa, para investir nessa conservação de solo e água em Ijuí. Abaixo, confira entrevista com Émerson Pereira.