Busca rápidaX

Conselheira do Rubro destaca participação das mulheres no São Luiz

23 de janeiro de 2026

O protagonismo feminino no esporte foi destaque na tarde desta sexta-feira (23), no programa Visão Jovem da Rádio Progresso de Ijuí. Larissa Lucchese Ceratti ocupa o cargo de 1ª vice-conselheira no Esporte Clube São Luiz, sendo a segunda mulher na história do Rubro a assumir a função.

De acordo com Larissa, o futebol sempre esteve presente em sua vida, e torcer pelo São Luiz era uma tradição familiar. Na companhia do pai, a conselheira relata que frequentava os jogos e ganhou, com os anos, cada vez mais apreço pelo clube. Porém, com o tempo, o pai deixou de frequentar o estádio e Larissa precisou buscar novas companhias, sendo acolhida pelo grupo “Gurias do Pelo Rubro”, iniciativa feminina criada via WhatsApp.

A partir disso, a torcedora tornou-se sócia do São Luiz e seguiu acompanhando as partidas. Segundo a entrevistada, com a nova eleição e a presidência de Vilson Hepp, as mulheres foram convidadas a participar da diretoria e do conselho, sendo o nome de Larissa o indicado pelo grupo feminino. Após a campanha, ela foi eleita com 76 votos para assumir o desafio. Conforme relata: “Deixei claro que, como relatora, eu não iria; sempre queriam colocar a mulher em cargos de secretaria, mas consegui manter meu posicionamento”.

“O conselho é muito atuante e todos querem ser ouvidos. Era eu e mais 44 homens; fui bem recebida e respeitada por todos”, ressalta. Sobre a presença feminina no esporte, ela observa um crescimento significativo nas arquibancadas do Estádio 19 de Outubro nos últimos anos. “Desde a campanha da camiseta rosa, que os homens também usam para além do Outubro Rosa, as mulheres são instigadas a participar”. Com mães levando filhos e a presença de avós, uma nova cultura toma forma, reafirmando que as mulheres são parte essencial desse cenário.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí. Foto: RPI.