Busca rápidaX

MANCHETES

Conselheiras Tutelares de Ijuí destacam atuação em casos de brigas envolvendo estudantes

3 de setembro de 2025

Na manhã desta quarta-feira, 03, as conselheiras tutelares de Ijuí, Rosane Morais e Denise Moraes, participaram de entrevista na Rádio Progresso, onde falaram sobre a atuação do Conselho Tutelar em casos de brigas envolvendo crianças e adolescentes em escolas.

Denise destacou que o trabalho do órgão é garantir proteção e segurança para que os estudantes tenham um ambiente adequado para estudar e conviver. Segundo ela, inicialmente, os conflitos são tratados pela própria escola, com o envolvimento dos pais, e, quando necessário, o Conselho passa a acompanhar as famílias para orientação.

Rosane observou que, muitas vezes, os casos chegam ao conhecimento do Conselho por meio das redes sociais e que a maioria das brigas ocorre fora do ambiente escolar. Quando os envolvidos são identificados, os responsáveis legais são chamados e, se não houver acompanhamento por parte da família, o Conselho é acionado. Nesses casos, pode haver encaminhamento ao CREAS, que conta com psicólogos e assistentes sociais para atendimento especializado.

As conselheiras ressaltaram que todos os envolvidos são considerados vítimas, inclusive o adolescente que comete o ato infracional. Antes disso, há o trabalho preventivo realizado pelos CRAS, que em Ijuí funcionam nos bairros Centro Social Urbano e Glória, com atividades de orientação, oficinas e palestras.

O Conselho Tutelar só acompanha registros de ocorrência junto à Polícia Civil quando não há presença dos responsáveis legais. Em situações que envolvem ato infracional, a Brigada Militar deve ser acionada, cabendo ao Judiciário definir medidas legais, enquanto o Conselho acompanha os casos.

A rede de proteção envolve diversas instituições, como saúde, educação, segurança pública, Juizado da Infância e Juventude e Secretaria de Desenvolvimento Social. Além disso, iniciativas como a CIPAVE e os círculos restaurativos atuam na prevenção da violência escolar.

O Conselho reforça que os pais devem estar atentos ao comportamento dos filhos e buscar apoio preventivo sempre que necessário. Denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, pelo plantão 24h no (55) 99103-3091 ou ainda pelo telefone fixo (55) 3331-8870, com garantia de sigilo.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!