A Flexibilização das medidas de combate ao Coronavírus no Rio Grande do Sul, fez com que os casos aumentassem, disse o Presidente do Conselho Estadual de Saúde Cláudio Augustin. Em entrevista à RPI, o presidente disse que o Estado adotou medidas drásticas, conseguindo achatar a curva de contaminação e ganhando tempo para preparar o sistema de saúde.
Entretanto, ele pondera que, nesse período, o Rio Grande do Sul não conseguiu efetivamente melhorar as condições de atendimento, e aponta a flexibilização nas medidas de isolamento social como um sério risco à saúde pública. A utilização das UTIs, em algumas regiões, entre 70% e 80%, que aparentemente estão em situação de conforto, não é verdadeira segundo o Presidente, porque qualquer surto faz com que isso se transforme rapidamente em desassistência.
Ele disse ainda que o Estado não consegue aumentar o número de leitos, nem de UTIs, significativamente. Para Cláudio Augustin, na região de Ijuí, em que há ocupação de 77% dos leitos de UTI, qualquer surto se torna uma situação trágica.