Busca rápidaX

MANCHETES

Conselho Tutelar de Ijuí registrou no ano passado cerca de 03 atendimentos mensais por abuso e exploração contra crianças e adolescentes

22 de maio de 2025

O maio laranja, celebrado neste mês, marca o combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. As conselheiras tutelares de Ijuí Rosane Moares e Denise Morais, estiveram na Radio Progresso, falando sobre o trabalho desenvolvido para prevenir este tipo de ocorrência.

Rosane disse que em Ijuí há muitos atendimentos sobre suposto abuso, por exemplo, quando a criança ou adolescente não se sente confortável com certo tipo de toque, que pode ser de vários tipos. Citou que quando surgir qualquer comportamento de um adulto com alguma criança, que ela possa se sentir prejudicada com esses toques pode ser considerado abuso.

Denise Morais explicou que o atendimento a estes fatos é feito da sede do Conselho Tutelar, também com denúncias pelo Disque 100 ou fone 99103 3091. Há também encaminhamentos através de boletins de ocorrência que são enviados para o CREAS para ser tratado. Lembrou da importância de tratar com seriedade este tipo de fato, pois pode trazer consequências futuras nas vítimas, como depressão e traumas.

O conselho orienta aos pais ou responsáveis para conversar com os filhos sobre educação sexual. Outra preocupação que os pais precisam ter é com relação aos jogos virtuais, pois muitas crianças e adolescentes utilizam os meios online para jogos ou outras ferramentas que acabam se envolvendo em abuso ou violência deste gênero.

Em Ijuí, em 2024 foram atendidas em torno de 03 supostos abusos por mês, ou seja, 36 casos de violência ou exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes. Em nível nacional a cada 08 minutos uma criança é vítima deste tipo de ocorrência.

São realizadas ações nas escolas com orientações diversas aos estudantes para prevenir este tipo de ocorrência. Também ocorreu na última semana a apresentação de teatro na Unijuí, para chamar atenção de escolas, com participação de cerca de 400 crianças.

Fonte: Rádio Progresso
error: Conteúdo protegido!