Busca rápidaX

MANCHETES

Consumidores do Demei terão redução nas contas de luz

22 de julho de 2024

A Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica – homologou a revisão tarifária anual para as contas de luz cobradas pelo Demei – Departamento Municipal de Energia de Ijuí. Para consumidores de baixa tensão, ou seja, residenciais, ocorre redução de 7,62% no valor da tarifa. Para a alta tensão, por exemplo, empresas, a diminuição é de 3,14%. O efeito médio, ou seja, se levar em conta a baixa e alta tensão, é de queda de 6,76% na tarifa de energia dos consumidores do Demei. O Departamento Municipal de Energia de Ijuí atende 35 mil e 700 consumidores.

Já para a Hidropan, concessionária do município de Panambi, a Aneel aprovou redução de 13,01% na tarifa para consumidores residenciais e diminuição e 13,54% para alta tensão, numa média de queda de 13,17%. Na Hidropan são 20 mil e 200 consumidores.

No caso da Eletrocar, de Carazinho, a baixa tensão tem redução de 6,62% na tarifa e a alta tensão, diminuição de 14,02%, com efeito médio de queda de 8,24%. Para a Nova Palma Energia, com sede em Faxinal do Soturno, a Aneel homologou aumento de 8,92% na tarifa de luz dos consumidores residenciais e acréscimo de 6,11% para a alta tensão, com efeito médio de 8,30% de reajuste.

As novas tarifas do Demei, Hidropan, Eletrocar e Nova Palma Energia entraram em vigor hoje, período de um ano. O fator que mais impactou os índices da Hidropan foi a compra de energia, com a redução de 7,15% no reajuste da empresa. Os custos de transporte impactaram na diminuição das tarifas da Eletrocar, Hidropan e Demei. No caso da Nova Palma, os custos de transporte e de energia foram os fatores que mais impactaram nas tarifas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí