Neste verão, o Departamento Municipal de Energia de Ijuí – Demei – registra aumento do consumo de luz em relação ao mesmo período de 2024, visto onda de calor mais extensiva e temperaturas mais elevadas. Durante entrevista nesta manhã na RPI, o presidente da autarquia, Marco Sikacz, disse que normalmente durante os verões o acréscimo de consumo de energia gira em torno de 20% em relação aos demais períodos.
Mesmo com o forte calor do verão/2025, Marco Sikacz observou que ainda não foi preciso fazer corte de carga para evitar interrupção maior de fornecimento de luz, visto que os investimentos feitos pelo Demei nas redes de energia evitam problemas. Porém, existem algumas sobrecargas pontuais em transformadores.
O Demei tem quase 37 mil consumidores, no entanto, esse número se torna volátil em diferentes períodos, por exemplo, agora, com o início do ano letivo, em que muitas pessoas passam a residir em Ijuí. Para o uso consciente de energia elétrica neste calor, o presidente da autarquia dá algumas dicas, até para evitar aumento muito grande na conta de luz no final do mês e não sobrecarregar a rede do Demei.
Nesse âmbito, Sikacz orienta que as pessoas utilizem climatizadores com temperatura entre 22 e 23 graus, manter cômodos dos imóveis fechados para não espalhar muito o ar, o que faz com que o aparelho trabalhe mais, também evitar de abrir geladeira e freezer a cada pouco tempo, ainda não colocar comida quente na geladeira.