A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (28) que, durante o mês de junho, vai vigorar no país o patamar 2 da bandeira tarifária, o mais caro do sistema. Isso significa que será cobrado nas contas de luz de todos os consumidores do país um valor adicional de R$ 6,24 para cada 100 kWh de energia consumidos.
É a primeira vez neste ano que a agência aciona a bandeira vermelha nível 2. Durante o mês de maio, vigorou a bandeira vermelha 1, que aplica cobrança adicional de R$ 4,16 para cada 100 kWh consumidos.
Além disso, no mês de julho haverá novo reajuste tarifário na conta de luz, desta vez apenas para os consumidores de Ijuí. Isso porque a Aneel, agência que regula o setor elétrico, definirá um valor de reposição para a energia distribuída pelo Demei. O processo de definição do índice é feito exclusivamente pela Aneel.
Em contato com a reportagem da RPI, o diretor-presidente do Demei, Marco Aurélio Sikacz, afirmou que nesta semana entrará em contato com a Aneel, para saber mais detalhes sobre a composição do reajuste que será aplicado aos consumidores de energia de Ijuí.