O prefeito Valdir Heck esteve na Secretaria Municipal de Habitação na tarde de hoje,21, para assinar a ordem de serviço com vistas à reforma do Bloco I do Condomínio Frida Heck pois o contrato havia sido assinado ainda está semana, juntamente com o diretor da Construtora Elementar, Júlio César Germia. O ato coordenador pelo secretário Ramsés Lemos reuniu, também, a maioria das famílias residentes no bloco, o engenheiro Fábio André Haab, o secretário-adjunto Enio Gonçalves e o assessor jurídico Gerson Kumm.
“A assinatura da ordem de serviço vai possibilitar a execução do serviço, compromisso que havíamos assumido, até porque as pessoas humildes que lá residem não podiam ficar desassistidas”, disse o prefeito Valdir Heck ao fazer um breve histórico da construção do Condomínio.
Os moradores receberam da construtora, informações sobre como será desenvolvido o processo de reforma. “Temos uma empresa consolidada e com muitas obras realizadas aqui no município e também no Estado e não pouparemos esforços no sentido de fazer um bom trabalho, garantindo a melhora da qualidade de vida para os moradores”, pontuou Júlio.
“As obras devem se iniciar nos próximos, começando pelo telhado”, acrescentou o engenheiro Fábio Haab.
Os moradores presentes ao ato agradeceram a intervenção do prefeito Valdir Heck e da Secretaria de Habitação e disseram que estão mais tranquilos, na medida em que o laudo da perícia técnica apontou a inexistência de comprometimento da estrutura física do prédio. Outra ação do Poder Executivo que permitirá mais tranquilidade aos moradores foi explicada pelo assessor jurídico Gerson Kumm.
“Vamos encaminhar o processo de regularização dos apartamentos com base na lei 13.465(Reurb) dentro do projeto lote legal da Secretaria de Habitação”, disse. A partir disso, segundo Kumm, os moradores poderão se organizar juridicamente em condomínio e gerir suas vidas no local também tendo em mãos as escrituras.
De acordo com o secretário Ramsés Lemos, essa reforma já era para estar concluída. “O prefeito Valdir Heck já a havia autorizado muito antes da Promotoria ajuizar a ação e os estudos já estavam sendo executados, com vistas à realização da licitação”, reitera.
Mas, segundo Ramsés houve contratempos alheios à vontade do Poder Executivo. “A interferência política atrasou todo o processo. Tivemos que esperar as decisões judiciais para podermos licitar”, esclarece. Além disso, o primeiro processo restou deserto.
Mas o importante, segundo o secretário Ramsés, é que a reforma será realizada e contempla o que está descrito no laudo da empresa MCW Engenharia e acostado na Ação Civil Pública.
“À reforma, contudo, será acrescida de outras benfeitorias. O prefeito Valdir Heck autorizou para propiciar mais conforto e melhorar a vida do moradores do bloco 1”, acrescenta.
Ramsés informou, ainda, que a reforma será feita em etapas. Além do Bloco 1, cuja reforma teve autorização assinada e será executada ainda em 2019, às dos blocos 2 e 3 serão feitas em 2020. A melhora da qualidade de vida dos moradores do Condomínio Frida Heck, inclui ainda outras ações feitas pelo Poder Executivo.
“Foram investimentos feitos pela Smodutran e Demasi , com o objetivo de melhorar o fluxo da água da chuvas. Também estamos em permanente contato com a Corsan a fim de dar andamento à ligação de esgoto do prédio no ponto mais próximo”, concluiu.