Hoje, 20, começa o período das convenções partidárias para definição de candidatos a prefeito, vice e vereadores às eleições municipais de outubro deste ano. O prazo segue até 5 de agosto e assim que a sigla realizar a convenção já pode informar a Justiça Eleitoral, para oficializar os nomes.
O primeiro partido de Ijuí que vai efetuar convenção é o Progressistas. O encontro vai ocorrer das 9 às 11 horas de hoje, na Câmara de Vereadores. O Progressistas deverá confirmar o nome do atual prefeito, Andrei Cossetin, como candidato à reeleição. Além disso, vai definir 18 candidatos a vereador.
Já o colegiado municipal da federação PSDB e Cidadania de Ijuí vai realizar convenção, também hoje, porém das 14 às 16 horas, na sala de reuniões do hotel Vera Cruz. A tendência é de oficializar a participação da federação PSDB e Cidadania na coligação com PP, PL, MDB, União Brasil, Republicanos e PSD, grupo que já administra Ijuí.
E ainda nesta tarde, vai ser a vez do PSD ter a convenção, das 14 às 19 horas, na sede partidária, à rua Tiradentes, centro da cidade. Haverá 18 candidatos a vereador. Quem também vai ter convenção hoje à tarde é o Republicanos, das 16 as 18 horas, na Câmara de Vereadores. A sigla vai contar com 10 postulantes ao cargo de vereador.
Já o partido União Brasil de Ijuí vai realizar a convenção amanhã, das 14 às 16 horas, na Câmara de Vereadores. Para vereador deverão ser nove candidatos. União Brasil, federação PSDB e Cidadania, PSD e Republicanos deverão confirmar apoio à candidatura à reeleição de Andrei Cossetin.
Para candidatura a vice-prefeito, a tendência é dessas siglas firmarem apoio para Marcos Barriquelo, do PL, atual vice. O PL de Ijuí, por sua vez, vai desenvolver a convenção segunda-feira, dia 22, das 18 horas às 20 e 30, no Esporte Clube Gaúcho. O PL vai ter 18 candidatos ao Legislativo. Nas convenções, os partidos também definem o número de cada candidato a vereador para a campanha.