A tradicional Semana Santa, que antecede a Páscoa, celebrada neste domingo (17), é marcada pela movimentação dos produtores de peixe, que intensificam a comercialização no período. Segundo o presidente da Cooperativa Ijuí Peixes, Marcos Megier, apesar da falta de chuva que castigou alguns produtores, não vai faltar peixe para venda. A boa produção, segundo ele, se deve ao uso de aeradores, um dispositivo que incorpora o oxigênio na água e é fornecido aos associados da cooperativa. Com isso, o oxigênio dissolvido na água é utilizado na respiração do peixe e na decomposição dos materiais orgânicos que estão presentes no tanque. Segundo Marcos, 98% dos associados precisou usar essa tecnologia para garantir a continuidade e a qualidade da produção.
Atualmente a Ijuí Peixes conta com cerca de 80 associados, no entanto, são menos de 20 que ainda estão atuando na produção de peixes. Além das tradicionais feiras, a cooperativa é responsável por fornecer o produto a todos os mercados e supermercados de Ijuí. Para este ano, a expectativa é de que 35 mil kg de peixes sejam comercializados neste período de Páscoa.
Desde ontem (11) e até quinta-feira (14) a tradicional Feira do Peixe acontece na Aprofeira e na feira do bairro Assis Brasil.