A Cooperativa Ijuí Peixes e a prefeitura trabalham em conjunto para resolver a pendência sobre a área onde existe o abatedouro de peixes, na vila Santana. Segundo Jutiane Mieger, que integra a direção da cooperativa, em dezembro de 2024 venceu período de 20 anos de parceria entre o Executivo municipal e o proprietário do terreno para utilização da área. A ideia é que nesse prazo o município repassasse um local para o produtor rural como forma de comodato, ou seja, troca de área. No entanto, isso não aconteceu.
Para não ficar sem abate de peixes, há dois meses a cooperativa paga aluguel ao dono do terreno, com apoio da administração ijuiense. Jutiane Meiger frisou que recentemente ocorreu reunião entre a Ijuí Peixes e prefeitura. Ressaltou que a administração municipal avalia a compra da área, mas precisa respeitar questões burocráticas.
Meiger esclareceu que os associados da cooperativa não vão conseguir arcar por muito tempo com o pagamento de aluguel. Além disso, a aquisição do terreno é fundamental, pois é necessário fazer melhoria no abatedouro. A RPI procurou o secretário de Desenvolvimento Rural de Ijuí, Émerson Pereira. Ele esclareceu que a prefeitura está tentando todas as formas de ajuda, para que a situação possa ser resolvida.