Com o decreto de emergência em saúde pública no Rio Grande do Sul, o governo estadual atua com foco na prevenção e enfrentamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A medida foi adotada diante do aumento de casos e da demanda nos serviços de emergência, com filas de espera. A decisão também busca fortalecer a rede hospitalar, com a preparação e disponibilização de leitos de UTI e suporte ventilatório. O responsável pela 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, Marco Atkinson, cita a importância do decreto como forma pró-ativa. Abaixo, áudio de Atkinson.
Marco Atkinson alerta para a importância das pessoas se vacinarem contra a gripe, até porque, a campanha nacional de imunização foi aberta para toda a população acima de seis meses de idade. Também pediu que a população se vacine contra a Covid.
Em Ijuí, segundo a enfermeira da Secretaria de Saúde, Salester Ruver, somente terça-feira, 99% dos atendimentos no Corujão da Saúde foram relacionados a casos respiratórios. Diante do aumento na demanda, o local vai ampliar o horário de atendimento a partir da próxima semana, ou seja, ficará disponível à população até as 21 horas.