Busca rápidaX

Coordenador do posto do CVV em Ijuí, afirma que no Setembro Amarelo atendimento está sendo ampliado

8 de setembro de 2025

O posto do CVV- Centro de Valorização da Vida de Ijuí realiza atendimento junto ao HCI desde 2018, através do fone 188. Segundo o coordenador do órgão local, Marlon Régis Soares, o objetivo do trabalho é ouvir as pessoas que passam por alguma dificuldade e necessitam falar isto para alguém, como forma de desabafo.

O atendimento, realizado de forma voluntária, com ações também do serviço comunidade, além do Grupo de apoio aos sobreviventes de suicídio, que atua junto a Casa AMA. Hoje são 10 pessoas que atendem em Ijuí pelo plantão.

As pessoas podem prestar o atendimento tanto no posto no HCI, quanto remoto de suas residências. As ligações são todas sigilosas, em virtude da preservação do anonimato e não julgamento de quem está procurando pelo serviço.

Marlon disse que a busca por atendimento é bastante elevada, com telefonemas em todos os horários. O CVV, que atende através de uma central no 188, possui uma rede de mais de 2 mil voluntários em todo país. Observou que muitas vezes as datas especiais acabam mexendo muito com o sentimento destas pessoas que necessitam do serviço.

Explicou que a maioria das ligações são de outras regiões do país, uma vez que a central já direciona para locais mais distantes. A função do CVV é prestar este serviço de escuta, acolhimento, compreensão e dialogar com a pessoa. O atendente na maioria das vezes, procura ouvir e conversar de uma forma com que a pessoa que busca o serviço possa se sentir mais tranquila.

As ligações não possuem um tempo determinado, depende do período que a pessoa entender ser necessário. Marlon disse que já realizou um atendimento que a ligação durou mais de 03 horas. Os trabalhos de divulgação deste serviços estão sendo ampliados neste momento em função do Setembro Amarelo.

Fonte: Rádio Progresso
error: Conteúdo protegido!