Na Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (09), o espaço dos convidados foi destinado ao debate sobre os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Meninas e Mulheres. Participaram a representante da Coordenadoria da Mulher, Mônica Barbosa, e o defensor público titular da 2ª Defensoria Regional, Dr. Marcos Vinicius Martins. O convite foi proposto pelo vereador Rodrigo Noronha (PP).
Mônica Barbosa explicou que, embora a campanha globalmente tenha duração de 16 dias, no Brasil foi ampliada para 21 dias, começando em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e encerrando em 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos. Ela destacou que a escolha do início no Dia da Consciência Negra visa chamar atenção para a dupla violência enfrentada por mulheres negras.
Em Ijuí, a Rede de Proteção à Mulher, que inclui a Coordenadoria da Mulher, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o Fórum Permanente da Mulher, participa dessa mobilização desde 2013.
O defensor público, dr. Marcos Vinicius Martins, ressaltou a relevância da Lei Maria da Penha, de 2006, e destacou o trabalho da Defensoria em Ijuí, que atende diariamente casos de violência doméstica. Segundo ele, a rede de proteção existente no município é um exemplo funcional, oferecendo suporte jurídico e psicológico às vítimas.
Ele também mencionou o projeto multidisciplinar Sala de Espera, implementado em 2011, que acolhe mulheres em situação de vulnerabilidade, proporcionando informações sobre direitos e soluções para seus problemas. “É um trabalho modelo para o Rio Grande do Sul, replicado em diversas cidades”, afirmou.