A Coprel, com sede em Ibirubá, participa da quarta fase do programa Energia Forte no Campo, iniciativa do governo gaúcho. A apresentação da nova etapa aconteceu nesta semana na Expointer, em Esteio. O projeto visa levar energia trifásica, ou seja, de melhor qualidade, para consumidores que ainda não contam com esse benefício.
O engenheiro eletricista e facilitador da unidade de energia da Coprel, Herton Azzolin, ampliou o tema, ontem, às 6 horas e 30 minutos, no programa Progresso Rural da RPI. O Estado participa com pagamento de 20% das obras, as prefeituras, 10%, e o restante custeado entre cooperativa e associados abrangidos.
Azzolin esclarece que quanto mais produtores participarem, maior é a participação da Coprel no investimento financeiro e menor o custo aos agricultores. Por exemplo, se for apenas um associado beneficiado com o projeto em determinada área, o valor pago por ele fica em torno de 30% do total a ser investido. Mas se mais famílias participarem, esse percentual reduz consideravelmente.
O integrante da Coprel frisa que ainda dá tempo de associados se inscreverem para participar da atual fase do Energia Forte no Campo. Para isso, precisam procurar a cooperativa. Até o final deste ano deve começar a execução dos projetos.
No Progresso Rural de ontem pela manhã, Herton Azzolin ainda enfatizou que a Coprel possui um fundo que banca parte dos juros, caso o associado precise de financiamento para essas obras. Para esta etapa do Energia Forte no Campo, a Coprel vai destinar 47 obras de redes trifásicas em 24 municípios. Serão mais de 70 localidades no meio rural atendidas pelo programa, com 116 quilômetros de novas redes que beneficiarão 138 famílias rurais de forma direta e outras 569 propriedades indiretamente.
Municípios de Condor, Panambi, Pejuçara, Boa Vista do Incra, Cruz Alta e Jóia integram essa fase do programa. Os investimentos totais serão de 11 milhões, 910 mil reais. O Progresso Rural vai ser reprisado hoje, a partir das 22 horas, no programa Companhia da Noite. Abaixo, confira a entrevista: