Busca rápidaX

MANCHETES

Coprel Ecologia: Cruz Alta integrará mais uma vez o projeto

11 de julho de 2023

Mais uma vez, Cruz Alta, irá participar do Projeto Coprel Ecologia que, neste ano, chega a sua 19ª edição. No mês passado, aconteceu a primeira reunião preparatória, e segundo o Coordenador de Meio Ambiante, Carlos Gutierrez, está marcado para 18 de agosto, na sede da Cooperativa, em Ibirubá, o evento oficial que marca a distribuição das mudas, o início do plantio de 2023 e a premiação dos produtores e prefeituras que mais se destacaram no plantio realizado no ano passado. “Solicitamos seis mil mudas, mas, até o momento, não sabemos o número exato que virão para o município”.

Em 2022, foram encaminhadas, 3.500 mudas entre espécies como Canjerana; Guabiroba; Ipê roxo; Ipê amarelo; Louro nativo; Chal chal; Ingá comum; Ingá feijão; Uvaia; Guajuvira; Araçá; Anjico; Cedro; Guabijú; Pitanga; Cereja, Jaboticaba e Canafistula que, juntamente com as estacas, foram entregues para sete produtores.

“Trata-se de um projeto de reposição florestal obrigatória, no qual a cooperativa de energia elétrica, com o apoio de prefeituras e produtores, realiza o plantio de mudas de árvores nativas”, diz.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Cruz Alta recebeu premiação pelo excelente desempenho na execução do Projeto, destacando-se, entre as cinco melhores colocadas das Prefeituras da região. A Coordenadoria de Meio Ambiente realiza o trabalho de orientação aos agricultores, acompanhando a fiscalização da Coprel.

Nesta edição, o projeto está disponibilizando mais de vinte e cinco mil mudas, divididas entre 15 prefeituras participantes.  Ao longo dos 15 anos de realização do Coprel Ecologia, foram plantadas 515 mil mudas de árvores nativas em APPs. O sucesso da iniciativa se deve ao trabalho conjunto entre Coprel, prefeituras e agricultores.

“Os produtores, ao procurarem a Secretaria, assinarão um termo de compromisso em que se responsabilizam de plantar e cuidar do crescimento das mudas. Este projeto é fundamental para proporcionar um diálogo com os produtores rurais e, consequentemente, levar mensagens a partir de uma sensibilização ambiental para que eles possam não somente pensar na questão da produção, mas também na preservação do meio ambiente”, diz.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura
error: Conteúdo protegido!