Dentre os 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, o Corede Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, ficou em 11º lugar com maior número de votantes na Consulta Popular deste ano, em proporção ao total do eleitorado. O resultado foi divulgado ontem. A votação ocorreu semana passada, de 2 a 6 de dezembro. Foram 5.990 votos, que representam 4,33% dos 139.590 eleitores dos 11 municípios.
A votação era voluntária. O município de Ijuí totalizou 2.049 votos, 3,16% do eleitorado. O município com maior votação foi Nova Ramada, onde 12,25% dos eleitores participaram do processo. Em segundo lugar ficou Pejuçara, com 10,03% e, após, Coronel Barros, 9,63%. Ijuí foi o município com menor percentual de votação na Consulta Popular, conforme comparação com o número de eleitores, seguido de Augusto Pestana, Panambi e Catuípe.
Corede Celeiro é campeão de votos
Os 10 primeiros Coredes com maior votação têm direito a dinheiro extra. O Corede, em primeiro lugar no ranking de votação na Consulta Popular deste ano, foi o Celeiro, região de Três Passos e Santo Augusto, com 19.384 votos, 17,66% dos 114.869 eleitores. Diante disso, vai ganhar 1 milhão de reais a mais, em relação aos 2 milhões e 42 mil que já estavam reservados.
Já o Corede Médio e Alto Uruguai, com sede em Frederico Westphalen, ficou em segundo lugar; Corede Missões, área de Santo Ângelo, na quarta posição, como votação de 11,66% do eleitorado; e o Corede Fronteira Noroeste, sediado em Santa Rosa, em sexto, total de 7,77% de votantes. Os Coredes do segundo ao nono lugares com maior votação, cada um vai ter direito a 500 mil reais extras. O Corede Alto Jacuí, região de Cruz Alta, foi o 12º em votação na Consulta Popular de 2024.
Projetos eleitos Corede Noroeste Colonial
Projetos para idosos, Apae e agricultura familiar, na área dos 11 municípios do Corede Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, vão receber recursos financeiros do governo estadual no próximo ano, através da Consulta Popular. Isso porque, essas áreas foram as mais votadas na Consulta Popular de 2024.
O projeto sobre adequação e qualificação de espaços físicos para atendimento a idosos em Condor e Panambi recebeu 1.600 votos, foi o mais votado no Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, e vai ter direito a 605 mil reais.
A segunda demanda mais votada, com 1.332 votos, foi para destinar 382 mil reais à Apae de Ijuí e 50 mil para a Apae de Jóia, com objetivo de investir nas instalações das duas instituições, a fim de expandir os serviços.
Em terceiro lugar ficou a compra de adubação, além da correção de solo, para agricultores familiares, total de 1.063 votos, com montante de 345 mil, 714 reais. E o quarto projeto mais votado na Consulta Popular deste ano, no Corede Noroeste Colonial, foi o apoio para agricultura ou agroindústrias familiares, com a compra de equipamentos e veículo para a Fecolônia – Feira Estadual da Agroindústria Colonial – num total de 960 votos, com direito a 345 mil, 714 reais.
Dos seis projetos que estavam na cédula de votação, apenas esses quatro ganharão verbas. Já demanda sobre criação de um laboratório de inteligência artificial para o desenvolvimento regional obteve a quinta posição, com 640 votos, e o outro projeto, referente à implantação de fossas sépticas para famílias de baixa renda e agricultores familiares, ficou na sexta e última colocação, com 387 votos. Essas duas últimas demandas não receberão dinheiro.
Abaixo, tabelas com detalhes da votação dos projetos, número de votos por municípios no Corede Noroeste Colonial e ranking de votação entre todos os Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul.