Busca rápidaX

MANCHETES

Corede Noroeste Colonial decide encaminhar oito propostas para organizar lista de votação da Consulta Popular

14 de novembro de 2024

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, vai buscar a unificação das propostas de desenvolvimento rural, referente à Consulta Popular 2024/2025. Essa foi uma das decisões da assembleia de ontem do Corede, que aconteceu no campus da Unijuí.

Além disso, três propostas direcionadas para idosos serão agregadas em apenas uma. São elas, a sugestão do município de Condor para cursos de internet, ainda a ideia de Panambi de aumentar e qualificar espaços físicos, adequados e seguros, além do projeto de Ijuí, para qualificação das interações sociais e cuidados da terceira idade e de pessoas com necessidades especiais.

Por outro lado, haverá união das propostas referentes à promoção de ações integradas que garantam direitos, acolhimento e inclusão social para famílias em situação de vulnerabilidade, que é sugestão do município de Ajuricaba, e a instalação de local de acolhimento no Conselho Tutelar.

A assembleia do Corede Noroeste Colonial, de ontem, ainda definiu que serão mantidas as propostas de Ijuí sobre recursos financeiros para a Apae, capacitação para gestores e proprietários de pontos turísticos, ainda aquisição de materiais para desenvolver o projeto Ijuí Pró Vôlei, nesse último caso, com extensão para todos os 11 municípios do Corede.

Também fica mantida para discussão, a proposta de Ijuí para criação de um laboratório de inteligência artificial para o desenvolvimento regional e ideia de Nova Ramada para construção de fossas sépticas, no respectivo município, em residências de famílias de baixa renda e agricultores familiares.

Desta forma serão levadas oito propostas a serem discutidas na assembleia do Corede, no próximo dia 22, às 14 horas e 30 minutos, no prédio da biblioteca Mario Osório Marques, campus da Unijuí. Nesse encontro haverá definição dos seis projetos, dentre as sugestões mencionadas anteriormente, que farão parte da cédula de votação da Consulta Popular.

Os quatro projetos mais votados pela população receberão dinheiro do governo estadual no próximo ano. O Corede Noroeste Colonial tem direito a 1 milhão e 700 mil reais na atual Consulta Popular. A votação vai acontecer de 2 a 6 do próximo mês.

A assembleia de ontem do Corede definiu que cada município vai ter direito à indicação de um delegado, exceto Ijuí, que poderá indicar dois, em função da presença no encontro. Esses delegados defenderão as propostas na assembleia do dia 22 deste mês, para acerto dos projetos à lista de votação.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí