Nesta quarta-feira (27), o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial (Corede-Norc), Nelson Thesing, enviou um ofício ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, solicitando que o governo reconsidere a decisão de fechar a agência da Receita Estadual em Ijuí.
No ofício, o presidente salienta que a unidade ijuiense da Receita Estadual atende, atualmente, 84 municípios da região Noroeste, Celeiro e Salto do Jacuí, o que acarretaria sobrecarga de serviços à Regional de Santo Ângelo e comprometeria a qualidade dos serviços prestados. Além disso, salientou que Ijuí é o município mais populoso da região e foi o que mais arrecadou, em 2023, recursos ICMS e IPVA em relação aos demais da região macro-missioneira.
“A agência de Ijuí promove uma relação institucional muito forte entre os municípios e o Governo do Estado, acrescido da necessidade de estabelecer um atendimento direto e presencial das instituições e pessoas na inclusão no sistema fiscal, promovendo um atendimento qualificado dos serviços prestados”, afirma Thesing no ofício.
Além de Ijuí, o Corede-Norc abrange os municípios de Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Catuípe, Condor, Coronel Barros, Jóia, Nova Ramada, Panambi e Pejuçara.