O Rio Grande do sul começa movimentação para realizar a Consulta Popular deste ano. O lançamento aconteceu terça-feira por parte do governo estadual. Através da iniciativa, os eleitores, de forma voluntária, podem eleger projetos para receber dinheiro do Estado no próximo ano.
Nessa edição, o governo gaúcho vai disponibilizar 55 milhões de reais para a Consulta Popular, ou seja, 25 milhões a mais que o ano passado. 50 milhões de reais serão para os Conselhos Regionais de Desenvolvimento, com 80% dos recursos distribuídos de forma igualitária entre os Coredes e 20% partilhados por meio de um rateio, que vai levar em consideração o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico de cada região. Os 5 milhões de reais restantes serão destinados para os nove Coredes com maior número de votação, ou seja, 1 milhão para o Corede que ficar em primeiro lugar na Consulta Popular e 500 mil reais para os que se posicionarem entre o segundo ao nono lugar.
Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, Nélson Thesing, disse que o Corede vai ter direito a 1 milhão e 500 mil reais. Em 2021 foram 942 mil reais. Os projetos para receber recursos deverão ser de âmbito regional.
Os eleitores já podem se cadastrar no aplicativo Colab e apresentar propostas para investimento. Esse prazo vai até 10 de setembro. As sugestões precisam ser nas áreas de Agricultura, Turismo, Direitos Humanos e Assistência Social, Meio Ambiente, Cultura, Obras e Habitação, Transportes, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Econômico, Inovação, Ciência e Tecnologia, e Trabalho e Renda. Os segmentos de saúde, segurança pública e educação não integram a Consulta Popular. Após, os Coredes farão a avaliação das ideias para organizar a lista de votação.
Todo o processo da Consulta Popular, inclusive a votação, vai ser de forma online, pelo Colab ou site consultapopular.rs.gov.br, de 14 a 23 de novembro. Nélson Thesing comentou que a assembleia do Corede Noroeste Colonial para deflagar a Consulta Popular vai ocorrer na próxima quinta-feira, às 9 horas e 30 minutos. Parte dos participantes vai estar de forma presencial, no campus da Unijuí, em Ijuí, e o restante de forma online.