Projeto Qualificação de Pessoal e Aquisição de Material para Oficinas de Atividade Física e Mental para Idosos nos 11 municípios do Corede Noroeste Colonial, oportunizou, hoje, a formação profissional no Centro de Eventos, Campus da Unijuí, em Ijuí. Nesta sexta-feira, 21, a mesma atividade vai ocorrer no Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi;
O curso tem como objetivo proporcionar formação, capacitação profissional para profissionais que trabalham com pessoas idosas, tendo como finalidade, buscar cada vez mais, uma melhor qualidade de vida para os idosos, mediante a promoção de um conjunto de atividades que possam contribuir no desenvolvimento físico e mental dos idosos, criando um ambiente de autoestima e bem-estar.
O projeto recebeu o apoio da comunidade regional, quando da realização da Consulta Popular de 2021/2022, está sendo executado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISA), liderado pelo Corede Noroeste Colonial.
Os investimentos são de R$ 235.714,28, recursos do governo do Estado,. através da secretaria de Assistência Social, mais contrapartida de R$ 23.312,40 dos municípios que integram a região de atuação do Conselho. O uso dos materiais pedagógicos adquiridos pelo projeto está a serviço dos 11 municípios do Conselho.
O presidente do Corede Noroeste Colonial, Nelson José Thesing, em sua manifestação na abertura do evento agradeceu a presença de todos, lembrou que a que o projeto é uma conquista da comunidade regional, ao votar o mesmo na Consulta Popular em 2021/2022.
O acolhimento e execução do projeto é pelo CISA, a presença marcante do Instituto Federal Farroupilha, Campus Panambi, nas pessoas dos professores Rudião Rafael e da professora Maria Elisa. Os palestrantes são de Novo Hamburgo , Isadora e Arthur Marques. Sgundo Thesing, a lógica do projeto trilha a concepção de cada vez mais e amplia a população idosa, da necessidade de cuidadores e profissionais qualificados para oferecer um atendimento humanizado e eficiente.