Busca rápidaX

Correção de solo e melhoramento de soja são abordados durante dia de campo em Júlio de Castilhos

25 de fevereiro de 2023

Os temas melhoramento de soja e correção de solo foram debatidos recentemente em dois dias de campo no Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Sementes (Cesem) do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi), em Júlio de Castilhos. A 10ª edição do Campo Tecnológico de Cotrijuc e a 1ª edição do Campo Tecnológico do Acordo de Cooperação firmado entre Seapi e Cooperativa Agropecuária Júlio de Castilhos (Cotrijuc) receberam 500 participantes, entre produtores rurais, estudantes, técnicos e profissionais da área.

O público pode conhecer 10 estações com áreas demonstrativas e assistir a palestras sobre os temas: correção de solo, melhoramento de soja, manejo de plantas daninhas (utilização de herbicidas pré-emergentes), manejo de doenças Bayer, manejo de doenças – momentos de aplicação de fungicida, manejo de doenças Basf, manejo de doenças – horário de aplicação de fungicidas, manejo de doenças FMC, manejo de nutrição foliar Prime Agro, campo de cultivares de soja (40 materiais – 3 épocas de semeadura).

O técnico em pesquisa agropecuária José Geraldo Ozelame e a pesquisadora e doutora em Agronomia , Liege Camargo da Costa, ambos do Cesem, apresentaram uma estação que possuía uma área demonstrativa com 25 linhagens de soja avançadas em melhoramento. Os participantes aprenderam sobre as linhas de pesquisa e projetos em desenvolvimento no Centro: validação de tecnologias; manejo e conservação de solos; utilização de bioinsumos, visando ao potencial produtivo; melhoramento de soja; e agricultura familiar, com o consórcio entre culturas e sistemas de produção de feijão.

“O evento proporcionou a troca de informações e conhecimentos aos presentes e contou com espaço de vivência e interação com técnicos e tecnologias de empresas parceiras”, contou Liege.

De acordo com a pesquisadora, o acordo de cooperação em execução possibilita expandir o potencial de produção da Seapi e da Cotrijuc pela geração de conhecimentos e tecnologias, pela concretização de ações voltadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura regional e promoção da sustentabilidade dos cultivou agrícolas e sistemas de produção. “A integração do corpo técnico permite a formação de recursos humanos capacitados para atuar nesta área de desenvolvimento, o que beneficia a comunidade local”, disse Liege.

“Para o Cesem, também formador da história da agricultura, nos seus 85 anos de fundação, é muito importante, pois hoje tem ampla inserção no setor agropecuário, busca o diálogo diretamente com o produtor rural e, através da pesquisa, direciona respostas ou soluções às demandas pendentes do setor”, concluiu a pesquisadora.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e governo do Estado