A Corsan instalou mais um ponto de coleta de óleo de cozinha em Ijuí. O novo equipamento foi colocado em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Glória, localizado na Rua Sepé Tiaraju, 1552. Além desta nova unidade, o município já conta com um ponto de descarte na entrada do Condomínio Residencial Colmeia, no bairro Tancredo Neves.
A iniciativa tem como objetivo evitar o descarte incorreto do óleo de cozinha e incentivar o reaproveitamento do produto. O material arrecadado será utilizado em oficinas de produção de sabão ecológico, que integram o programa De Olho no Óleo, uma das ações de responsabilidade social da Companhia. O programa ensina a transformar o óleo usado em sabão, além de promover educação ambiental e sustentabilidade.
O excedente do óleo coletado será destinado ao Lar Bom Abrigo, entidade responsável por garantir a destinação ambientalmente adequada do resíduo.
Proteção do meio ambiente
A iniciativa busca reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado do óleo de cozinha, que compromete o funcionamento do sistema de esgoto e gera prejuízos ambientais significativos quando é lançado na rede. Um litro de óleo despejado em pias ou vasos sanitários pode contaminar até 25 mil litros de água.
A reciclagem do produto é uma excelente alternativa para elaboração de sabão ecológico, detergente e tintas, que podem ser utilizados para consumo doméstico ou como fonte de renda familiar alternativa.
As entidades interessadas em conhecer os programas desenvolvidos pela Corsan podem entrar em contato com o analista de responsabilidade social Douglas Pereira Machado, pelo telefone (55) 99651-7932.