A Corsan concluiu a implantação de válvulas redutoras de pressão (VRPs) nos bairros Modelo, Novo Leste e Tiaraju, em Ijuí. Os equipamentos vão controlar a pressão da água na rede, reduzir perdas e prevenir rompimentos nas tubulações. O investimento nessa etapa do projeto é de aproximadamente R$ 200 mil.
As válvulas instaladas contam com tecnologia “daynight”, que regula automaticamente a pressão ao longo do dia e da noite. “Essa modulação diminui significativamente o risco de vazamentos e danos nas tubulações”, explica o gerente da microrregião de Ijuí, Rodrigo Zanandrea.
O projeto faz parte do plano de modernização da infraestrutura de distribuição de água no município. A Corsan prevê a instalação de novas VRPs em outros pontos de Ijuí ainda neste ano, ampliando os benefícios para mais bairros da cidade. A modernização do sistema de abastecimento visa garantir maior eficiência na distribuição e reduzir desperdícios de água tratada.
Universalização
Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal. Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.