Busca rápidaX


MANCHETES

Corsan visita residências de Ijuí para informar sobre obras de esgoto e interligação às novas redes

16 de julho de 2024

A Corsan realiza, nesta terça e quarta-feiras, 16 e 17, mais uma etapa de visitas a residências de Ijuí para informar os moradores sobre obras de novas redes de esgoto sanitário no município e para incentivar a interligação dos imóveis quando elas já estiverem disponíveis. A Companhia também vai esclarecer sobre os benefícios do esgotamento sanitário para a saúde pública e o meio ambiente.

As equipes de trabalho usam crachá de identificação e colete azul com a inscrição “A serviço da Corsan”. Ficam também à disposição para fornecer informações adicionais e esclarecer dúvidas.

Nesta terça-feira, 16, das 9h30 às 12h e das 13h às 16h, serão feitas visitas informativas sobre obras que vão ocorrer na região das ruas Emílio Glitz (entre a Avenida Padre Antônio Cuber e a Pastor Rosenfeld), Vanda Viana, Avenida São Luiz (entre a Vilson Roni Teixeira e a Guilherme Klever) e Marcos Bressolin (entre as avenidas São Luiz e João Batista Bos Filho).

Já na quarta-feira, 17, serão feitas visitas informativas de incentivo a ligações a redes de esgoto, das 9h30 às 12h e das 13h às 16h, em locais onde já ocorreram as obras.

Os técnicos vão percorrer as ruas Augusto Hintz (entre a Avenida Coronel Dico e Rua Eduardo Geiss), Crisanto Leite (entre a Coronel Dico e Crisanto Leite), Dr. Pestana (entre a Paraíba e David José Martins), Francisco Lemanski/Bento Carvalho (entre a Paraná e a David José Martins), Irmãos Gressler (entre a Crisanto Leite e a Pedro Thorstemberg), Irmãos Gressler (entre a 13 de Maio e Dr. Pestana), João Gressler (entre Davi José Martins e a São Paulo), Paraná (entre a João Perondi e a Osório Ilgenfritz), São Paulo (entre a 13 de Maio e a Lino Rosado do Amaral), São Paulo (entre a Crisanto Leite e a Getúlio Vargas), Sepé Tiaraju/Lino Emídio Rosado do Amaral (entre a São Paulo e Coronel Dico), Davi José Martins (entre a Rio Grande Do Sul e João Perondi/Dr. Pestana), Silveira Martins (entre a São Paulo e David José Martins), 14 de Julho (entre a 15 de Novembro e a 13 de Maio) e na Ernesto Alves (entre a 15 de Novembro e a 13 de Maio).

Notificações

Para interligar os imóveis às redes de esgotamento sanitário, os moradores ainda precisarão aguardar a notificação da Corsan, por carta, com as orientações sobre os procedimentos que deverão ser feitos. Depois disso, o prazo é de até 120 dias para fazer a conexão às caixas de calçadas e informar a Companhia.

A partir daí, quanto mais cedo são feitas a interligação e a comunicação à Corsan, maiores são o tempo para começar a cobrança da taxa de coleta e tratamento de esgoto e o desconto no valor referente ao início de funcionamento do serviço.

Quem faz o comunicado em até 30 dias depois de ser notificado tem 180 dias para iniciar o pagamento da tarifa de esgoto e 75% de desconto na taxa de início do serviço.

Se o comunicado for feito entre 31 e 60 dias, o pagamento começará a ser feito em 90 dias depois e o abatimento na taxa inicial será de 50%.

Para quem faz a comunicação entre 61 e 120 dias, a cobrança se inicia em 30 dias e o desconto para início do serviço é de 20%.

Depois do prazo de carência de 120 dias, é iniciada a cobrança mensal da taxa de esgoto, no índice equivalente a 70% do valor do consumo de água apontado na conta.

Quem não se interliga à rede dentro de 120 dias depois do recebimento da notificação pela Corsan passa a pagar uma taxa por disponibilidade da rede, que corresponde ao dobro do que seria cobrado no caso de o morador usar o serviço.

Tanto o índice de 70% sobre o consumo de água quanto a taxa pela disponibilidade da rede, caso o morador não faça a interligação, são determinações feitas pela Agergs – a autarquia estadual que regula as normas de saneamento básico no Rio Grande do Sul.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Corsan