A Cotricampo, com sede em Campo Novo e atuação em vários municípios da região Celeiro, completou neste domingo, 14, mais um aniversário. São 58 anos de história da cooperativa, com atuação na região celeiro e agora também na região metropolitana.
Falando na Rádio Progresso, o diretor-secretário da cooperativa, Luciano Seefeld, disse que a Cotricampo possui um moinho de trigo que produz farinha em larga escala, moendo hoje mais de 1 milhão e 300 mil sacos todo ano, com comércio forte na região metropolitana, além de vender o produto para outros estados brasileiros. Explicou que a cultura do trigo evoluiu tanto na região, que não há mais necessidade de importar o produto da Argentina para melhorar a farinha.
Para o próximo dia 09 de outubro, haverá a Abertura Nacional da Colheita do Trigo em Campo Novo, na estação de pesquisa da Cotricampo. Luciano citou que dos alimentos consumidos em larga escala, o trigo é único que o Brasil não é autossuficiente. A produção é chega a metade do consumo interno.
A programação constará de dia de campo com a presença de mais de 500 associados da cooperativa, além de outros produtores convidados. Haverá ainda participação de pesquisadores, enfocando todos os aspectos e econômicos da cultura do trigo. Após o almoço haverá a abertura nacional da colheita do trigo, encerrando o evento com ato simbólico da colheita.
Na última semana a cooperativa lançou oficialmente a 10a Expoagro, que será realizada em fevereiro de 2026 em Campo Novo. A feira atinge todos os setores voltados ao agronegócio, com exposição de máquinas, empresas produtoras de insumos agrícolas, pavilhão da bovinocultura leiteira, agricultura familiar, Fórum da Soja, campo em debate, além de vários temas em discussão. O evento desenvolve também um dia de campo, com ações práticas voltadas ao setor.