A Expodireto/Cotrijal deste ano ainda nem aconteceu, mas a cooperativa já projeta investimentos no parque, em Não Me Toque, para a edição de 2025. Durante entrevista na RPI, o gerente de marketing da Cotrijal, Benísio Rodrigues, disse que os pavilhões da Expodireto deverão receber grande remodelação, inclusive novas áreas para expositores.
O objetivo é fazer com que a feira possa acomodar cerca de 800 expositores. No momento, o parque da Expodireto tem 130 hectares e neste ano vai contar com aproximadamente 600 expositores. Porém, em torno de 150 expositores ficaram na lista de espera, pois falta espaço no parque.
A Expodireto de 2024 vai acontecer na próxima semana, de segunda a sexta-feira. O evento vai reunir empresas e indústrias das áreas de máquinas agrícolas, insumos, sementes, também agricultura familiar, dentre outros segmentos.
A expectativa é de que os expositores apresentem novidades tecnológicas que estão em evidência no mundo. Também haverá fóruns do milho, soja, trigo, florestal e leite, debates sobre pulverização e irrigação, ainda assuntos referentes a agricultura 5.0 e a era da digitalização, avicultura, erva-mate e créditos de carbono. São esperadas cerca de 70 comitivas estrangeiras, com destaque para representantes da China. Benísio Rodrigues enfatizou a expectativa dos chineses em fechar negócios, inclusive querem conhecer melhor a agricultura gaúcha. Nesse caso, vai ter o pavilhão internacional.