No atual período, cooperativas, empresas e instituições realizam dias de campo de culturas de inverno, pois é o momento em que o trigo, aveia e outras plantações da época estão desenvolvidas ou em maturação, ideal para efetuar demonstração a agricultores.
A Cotripal, por exemplo, teve o dia de campo na última semana, na área experimental, beira da BR 158, em Condor. O agrônomo e gerente técnico da cooperativa, Dênio Oerleck, ressalta que o foco foi em relação ao trigo e forrageiras. Para ele, o Dia de Campo é fundamental, pois se trata do momento em que os produtores iniciam a programação para a próxima safra, no caso, referente às culturas de inverno do ano que vem. Comentou que a Cotripal apresentou estações sobre uso de herbicidas no trigo para controle de plantas invasoras, além de fungicidas com novos manejos para o cereal.
No que se refere à forrageiras, Dênio Oerleck frisou a utilização de cevada para ração e silagem aos animais. Destacou que no geral os agricultores aproveitam pouco o período do inverno para produção de alimento ao gado de leite e corte. Nesse âmbito, o agrônomo defende um planejamento forrageiro, com reserva de alimentação animal para seis meses. Domingo, o gerente técnico da Cotripal ampliou esses temas durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. Também abordou a ampliação da oferta de variedades de trigo, o que foi demonstrado no Dia de Campo da cooperativa. Isso ocorre, porque as empresas cada vez mais realizam melhoramento de cultivares.