Acontece nesta terça-feira, 30 de setembro e quarta-feira, 01 de outubro, dia de campo sobre culturas de inverno, com diversos temas relacionados ao trigo, canola e forrageiras. Segundo o Gerente do Departamento Técnico Agronômico da Cotripal, Denio Oerlecke, é um momento do produtor ter oportunidade de ver as situações que podem adotar em suas propriedades.
Os técnicos da cooperativa estarão presentes no evento debatendo com os produtores sobre estes temas ligados diretamente a inovação na área do trigo. No local haverá uma estação para testar estas cultivares em duas épocas de plantio, com oportunidade de tirar as dúvidas sobre o campo experimental.
Mesmo com a instabilidade climática, o evento está confirmado na área experimental da Cotripal, na BR 158, Km 133, saída para Condor. Denio frisou que um dos temas em discussão será voltado a alternativas de produção de silagem.
Outro ponto é sobre a cultura da canola, que vem crescendo na região, considerada com potencial maior de produtividade. Haverá ainda um trabalho demonstrativo sobre herbicidas, que demandam muita atenção dos produtores por serem mais resistentes e exigirem um manejo adequado para evitar prejuízo.
Sobre as cultivares de trigo, haverá ainda demonstração sobre o controle de doenças fúngicas da cultura. O agrônomo avaliou que as culturas de inverno, como a canola plantada mais tarde, acabou sofrendo um pouco em função da geada, mas a semeada na primeira quinzena de maio, que começa a colheita nos próximos dias, está com potencial excelente.
Já o trigo, apesar da redução da área e menos investimentos, há uma variação considerável na cultura. Entende que se o clima favorecer haverá uma safra razoável do cereal.