Busca rápidaX

MANCHETES

CRE de Ijuí acompanha início da restrição de celulares em escolas e debate recuperação de aulas

13 de fevereiro de 2025

Hoje começa o ano letivo nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul. As aulas deveriam ter iniciado na última segunda-feira, mas uma liminar da Justiça suspendeu o começo das atividades, a partir de uma ação protocolada pelo Cpers, em razão do forte calor. Essa liminar foi derrubada terça-feira, através de recurso do Estado.

Dentre os 12 municípios da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Ijuí, são 58 escolas estaduais e mais de 13 mil alunos. A coordenadora, Eveline Eberle, disse que de todas as escolas da Coordenadoria de Educação de Ijuí, apenas duas não têm climatizadores em salas de aula, em razão de que a rede elétrica não suporta essa carga. Porém, nesses educandários existem ventiladores.

Em relação a celulares, visto que agora existe lei nacional que restringe o uso de telefones nas escolas, Eveline Eberle esclarece que cada educandário define a forma de controle. Uma das maneiras, por exemplo, é os estudantes deixar os celulares desligados nas mochilas. Também está proibida a utilização nos intervalos. O telefone só poderá ser utilizado durante ações pedagógicas.

Nesta manhã, a coordenadora regional de Educação percorreu escolas estaduais de Ijuí e percebeu que muitos alunos nem levaram os celulares para os educandários. Caso o estudante precise conversar com a família, por exemplo, numa situação de saúde, poderá ser utilizado o telefone da escola. Eveline Eberle aproveitou para frisar que a restrição de celulares em sala de aula não impede atividades escolares com tecnologia, pois os educandários têm computadores e chromebooks.

E amanhã, a coordenadora de Educação de Ijuí vai participar de reunião online, com a secretaria estadual de Educação, para definir a forma unificada de recuperação dos três dias de aula, ou seja, de segunda-feira até ontem, que ficaram para trás em função da liminar que impediu o começo do ano letivo.

Existem possibilidades, por exemplo, de recuperação aos sábados ou no final do ano. Por outro lado, o transporte escolar dos alunos da rede estadual na área da Coordenadoria de Educação de Ijuí está garantido, mesmo que em alguns municípios, como Ijuí, as aulas em educandários municipais ainda não tenham iniciado. Os veículos transportam, ao mesmo tempo, estudantes estaduais e municipais.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí