As escolas estaduais do Rio Grande do Sul selecionadas na primeira fase para implementação do Ensino Médio em Tempo Integral em 2026, têm até a próxima terça-feira para enviar a ata de adesão da comunidade escolar. O documento deve ser encaminhado por meio do formulário eletrônico disponibilizado às direções das instituições. Todas as escolas que avançarem para a implementação vão ter cursos técnicos integrados ao currículo. A relação final das escolas que vão implementar o sistema será divulgada dia 25 deste mês.
Na área da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Ijuí, três educandários estão selecionados nessa primeira etapa para ter Ensino Médio em Tempo Integral. São eles, e escola Agostinha Dill, de Condor, carga horária de 35 horas e curso técnico em Administração; Colégio Estadual Modelo de Ijuí, 45 horas e curso técnico de Automação Industrial; e a escola Anchieta, de Chiapetta, com carga horária de 35 horas e curso técnico em Agroindústria.
A 21ª Coordenadoria de Educação, na região Celeiro, possui seis municípios com escolas pré-selecionadas para implantar Ensino Médio em Tempo Integral, dentre elas, a escola de ensino médio José de Anchieta, de Bom Progresso, com carga horária de 35 horas e curso técnico em Administração.
Na 9ª CRE, sediada em Cruz Alta, há educandários em cinco municípios, um deles, a escola João Raimundo, de Boa Vista do Cadeado, carga horária de 45 horas e curso técnico em Agronegócio. Na 8ª CRE, uma das escolas selecionadas na primeira fase para implementar o Ensino Médio em Tempo Integral é a Doutor Júlio Prates de Castilhos, do município de Júlio e Castilhos, com 35 horas e curso técnico de Planejamento e Controle da Produção.
Já na 14ª Coordenadoria de Educação foi pré-selecionada, por exemplo, a escola Padre Antônio Sepp, de São Miguel das Missões, carga de 35 horas e curso técnico de Agroindústria. Referente à 32ª CRE, está a escola José Adolfo Meister, de Caibaté, com 35 horas e curso técnico em Administração. No caso da 39ª CRE, o colégio Blau Nunes, de Santa Bárbara do Sul está na lista, com sugestão de 35 horas de carga horária e curso técnico em Administração.