A Polícia Civil e a Inspetoria Veterinária de Santo Ângelo, investigam um grupo criminoso acusado de furtar mais de 20 suínos de uma empresa da cidade. Os animais eram usados para financiar o tráfico de drogas, segundo apuração da 8ª Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab).
Na segunda-feira, 04, uma ação no bairro Indubras resultou na apreensão de um dos suínos e na identificação de um dos envolvidos, que foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos. Ele confessou que os animais furtados eram vendidos para custear a compra de entorpecentes.
Segundo o delegado Heleno dos Santos, diretor da Divisão de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Dicrab), o crime vem sendo praticado desde o início do ano. A empresa vítima dos furtos já registrou diversas ocorrências ao longo dos últimos meses. O prejuízo causado ultrapassa os R$ 6 mil.
O animal recuperado foi identificado por uma marca na orelha, mesmo já estando misturado a outros suínos. Por não haver flagrante no momento da ação, o suspeito não foi preso, mas responderá por furto qualificado.
As investigações seguem em andamento, e a Polícia Civil trabalha para identificar e prender todos os integrantes do esquema criminoso, que atinge diretamente a produção rural da região.