A vacinação contra a poliomielite ou paralisia infantil passa por mudança no Brasil. Segundo a responsável pelo setor de imunizações da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, Patrícia Hildebrandt dos Santos, até o momento a vacinação era composta por três doses de medicamento injetável aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de duas doses de reforço, com gotinha, aos 15 meses e 4 anos.
A partir de agora, a vacinação contra a poliomielite mantém o esquema básico de imunização injetável aos 2, 4 e 6 meses, mas passa a ter apenas uma dose de reforço, também com vacina injetável, aos 15 meses. Ou seja, a gotinha contra a paralisia infantil não tem mais. Apesar da extinção da gotinha, o personagem Zé Gotinha continua como símbolo do Programa Nacional de Imunizações.
Ijuí
A secretaria de Saúde de Ijuí realiza, a partir de hoje, campanha de vacinação contra a paralisia infantil e atualização de imunizações para crianças de 2 meses até menores de 5 anos. O trabalho vai acontecer em todas as salas de vacinas do Município. A vacinação vai estar disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h30.
Na Unidade Básica de Saúde do Meio Rural, os medicamentos serão disponibilizados das 7h30 às 11h30 e das 13h às 15h30. Já a sala de vacinas da UBS Posto Central vai ter horários diferenciados, ou seja, às terças e quintas-feiras, das 7h30 às 11h, e em todas as tardes, das 13h30 às 16h30. Para a vacinação, vai ser necessário apresentar documento e caderneta de imunização da criança.