A 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, vai começar a utilizar a borrifação residual intradomiciliar, denominada BRI, uma nova alternativa para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. A medida vai ser implantada em razão dos casos de dengue. Até o momento, os 20 municípios da Coordenadoria de Saúde de Ijuí não têm infectados por chikungunya e zika. Porém, há crescimento na dengue.
Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o coordenador de Saúde, Marco Antônio Atkinson (foto), disse que o BRI é feito dentro das residências e apenas em áreas de risco, ou seja, onde existe comprovação de focos do inseto. Nessa semana, um técnico da secretaria estadual da Saúde esteve em Ijuí e ministrou capacitação sobre uso do BRI para agentes epidemiológicos de abrangências das Coordenadorias de Saúde de Ijuí e Santa Rosa.
Marco Atkinson explica que o produto aplicado no interior dos imóveis não causa problema de saúde para os moradores. O uso do BRI acontece em conjunto com o ovitrampas, que são armadilhas com substância que atrai o mosquito e ajuda na eliminação. Também conhecido como iscas, o ovitrampas já está instalado, inclusive em Ijuí.
Na mesma entrevista nesta manhã na Progresso, Atkinson também destacou que Crissiumal é o município da CRS, sediada em Ijuí, mais preocupante em termos de dengue, pois são 20 casos confirmados neste ano, o que causa atenção, até pela relação com o número de habitantes. Em Ijuí são 10 casos e 26 suspeitos.
“O melhor tratamento é o cuidado”, afirmou o coordenador regional de Saúde, ao destacar a importância do apoio da população em evitar água parada, que é onde se prolifera o Aedes aegypti. Marco Atkinson aproveitou para alertar que outro foco é evitar superlotação em hospitais por causa da dengue.
Nas regiões Celeiro e Norte do Rio Grande do Sul se concentra a maior incidência de dengue, por exemplo, Tenente Portela, Barra do Guarita, Três Passos, Frederico Westphalen e Pinheirinho do Vale. Isso causa alerta ainda maior, pois são regiões vizinhas a Ijuí e demais municípios. Marco Atkinson também vai falar sobre a dengue, domingo, às 6 horas e 30 minutos, no programa Progresso Rural da RPI, também com ênfase para o público da área agrícola.