Na área da Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, os municípios de Coronel Barros e Crissiumal são os mais preocupantes em termos de notificações de suspeitas de dengue, se fizer um paralelo com o número de habitantes.
Até ontem eram 10 suspeitos em Coronel Barros e um confirmado, e 39 suspeitos em Crissiumal. Ontem e hoje, a Coordenadoria de Saúde realiza treinamento, em Ijuí, com agentes epidemiológicos dos 20 municípios de abrangência. Nesta quarta-feira a ação vai ocorrer no parque Wanderley Burmann. O objetivo é atualizar conhecimentos sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.
Na região, o município de Tenente Portela segue com maior número de casos de dengue dentre todos os municípios gaúchos neste ano, com 937. Barra do Guarita, em segundo lugar, registra 304 casos da doença. Além disso, Santa Rosa, por exemplo, acumula 92 casos de dengue; Três Passos, 120; Vista Gaúcha, 71; e Redentora, 14. Já em Panambi são três casos. Anteontem foi confirmado o primeiro óbito por dengue em 2024 no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma mulher, de 71 anos, que residia em Tenente Portela.