Em fevereiro, inicia a segunda turma do Projeto de Apoio a idosos com Alzheimer e seus cuidadores, desenvolvido desde o ano passado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Convivência do Idoso, Secretaria de Saúde, e Universidade Aberta para Terceira Idade-UNATI. Seis idosos e seus cuidadores integraram a primeira turma. As atividades são realizadas todas as quartas-feiras, às 14h. “A nossa ideia é abranger mais pessoas neste ano”, comenta a Coordenadoria do CCI, Sinara Faccin.
Os participantes, são direcionados pelas Estratégias de Saúde da Família, onde é efetuado o cadastro. Depois disto, Sinara explica que a Assistente Social visita a residência do inscrito, quando na oportunidade é feita uma análise. “O nosso público alvo são pessoas vulneráveis”.
Conforme Sinara, o projeto busca a melhoria no convívio social, fortalecer os vínculos familiares e, principalmente, contribuir para um enfrentamento mais positivo e saudável da situação de adoecimento e perdas associadas à doença.
O projeto é integrado por equipe especializada, formada por educadores físicos, enfermeiros, fisioterapeutas, professor de artes, nutricionista, psicólogos, assistente social, além de profissionais que atuam em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). São desenvolvidas oficinas interdisciplinares com foco psicossocial, possibilitando a promoção, prevenção e reabilitação física, cognitiva e socioafetiva aos idosos e com atenção à saúde de seus cuidadores.