João Vitor Moraes Ribas, jovem ijuiense apaixonado pela cultura Japonesa e idiomas em geral, tem participado ativamente de diversas ações envolvendo a inserção desta etnia no município. Recentemente, efetuou o trabalho de tradutor ao cônsul japonês, Takashi Yokoyama, em visita à Capital Nacional das Etnias, bem como segue exercendo atividades como dançarino e também professor.
João iniciou desde adolescente os estudos da língua japonesa em sua própria casa, estudando sozinho e por conta através de recursos digitais. Mais tarde, ao se iniciarem os trabalhos da Associação Sakura e do grupo de danças Aika, expandiu seu envolvimento com a cultura e intensificou ainda mais os estudos.
Além do japonês, o jovem tem domínio da língua espanhola e inglesa, e tem ainda o interesse por estudar italiano e mandarim. João também é professor do idioma no Centro de Língua Japonesa Sakura, cursa Ciência da Computação na Unijuí e atua como Assistente de Business Intelligence no Sicredi.
Interessados em conhecer mais sobre a cultura e fazer parte das atividades pode procurar os representantes através das redes sociais, @cljsakura, @grupo.aika e @arcjsakura.
Ouça entrevista completa: