A partir de 2023, senta-se na cadeira da presidência da Câmara de Vereadores de Ijuí, Paulo Braga, 31 anos, servidor público, casado com Jaime Guasso, filho da periferia ijuiense, ativista pelas pautas sociais e defensor dos direitos LGBTQIA+. Paulo Braga é filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), com passagem pelo PCdoB. Ganhou visibilidade pelo trabalho desenvolvido junto ao movimento comunitário, foi presidente do Bairro Boa Vista e integra a Etnia Afro.
O vereador costuma se emocionar sempre que conta a própria história. Após uma infância com poucos recursos financeiros e enfrentar a perda da mãe na adolescência, ele precisou morar ‘de favor’ e ingressar no mercado de trabalho ainda muito jovem. Nesta segunda-feira, 26, ele foi eleito o primeiro presidente da câmara de vereadores, negro e assumidamente homossexual.
A eleição de Paulo Braga já era esperada, haja visto um acordo firmado em 2020, entre partidos de situação e dois vereadores do PDT, Matheus Pompeo e o próprio Paulo Braga. A surpresa deste ano ficou por conta d voto de Bruna Gubiani (PCdoB e PT). Paulo Braga agradeceu o voto nas redes sociais.