Como uma das últimas oportunidades para conquistar o voto dos eleitores, os candidatos a prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, do PP, e Beto Noronha, do PT, participaram do debate, hoje à noite, promovido pela Rádio Progresso de Ijuí, que durou três horas. Foi o último debate entre os postulantes ao Executivo.
Houve perguntas formuladas pela equipe de jornalismo da RPI e, após, questionamentos diretos entre os candidatos. Cossetin focou em projetos da atual gestão e iniciativas que pretende colocar em prática, caso for reeleito no pleito de domingo.
Noronha, por sua vez, criticou algumas áreas que entende que faltam avanços. Andrei Cossetin, por exemplo, falou do direcionamento de 15 milhões para compra de máquinas para a área rural, além de terceirização de serviços nesse segmento. Beto Noronha criticou o fato de realizar o mencionado investimento e, ao mesmo tempo, terceirizar serviços.
Meio ambiente, educação, saúde, segurança pública, política para as mulheres foram outros temas abordados. Cossetin ainda criticou algumas ações do governo federal e enalteceu demandas que foram concluídas no município, com recursos próprios. Noronha, por sua vez, enfatizou que alguns projetos implantados em Ijuí somente ocorreram por conta de iniciativas dos governos federal e estadual.
Na saúde, o candidato do PP ressaltou que todos os ambulatórios possuem médicos, além da intenção de dobrar o número desses profissionais na UPA – Unidade de Pronto Atendimento. Já o candidato do PT comentou que os ambulatórios do bairro Thomé de Souza e outros receberam investimentos da União.
No bloco de tema livre, quando os candidatos fizeram questionamentos entre si, Beto Noronha citou o volume de recursos financeiros que a atual administração recebeu da gestão municipal anterior e a contratação de financiamento de 35 milhões de reais feita pela atual gestão.
Já Andrei Cossetin argumentou que nesses últimos três anos a prefeitura investiu 105 milhões de reais. Ainda destacou que Ijuí recebeu verbas do Estado e União porque a administração municipal apresentou projetos. No tema livre, também ocorreu debate sobre o valor da taxa de esgoto.
Noronha criticou asfaltamento em ruas onde, segundo ele, não houve trabalho de base, por exemplo, obras de esgoto e drenagem pluvial. Cossetin citou que a atual administração está colocando esgoto em várias vias públicas e que, conforme lei federal, o município tem até 2033 para implantar esgotamento sanitário. Contribuição de melhorias, em razão de asfaltamentos, foi outro tema do debate promovido pela RPI nesta noite.
Beto Noronha pediu trabalho congregado entre pastas municipais, como as secretarias de saúde, educação e assistência social, na atuação contra as drogas. Andrei Cossetin respondeu ao dizer que o município já atua com essa prevenção, por exemplo, através da escola cívico militar do Imeab, Proerd – Programa de Prevenção contra as Drogas – dentre outras ações.
Propaganda eleitoral
Esta quinta-feira, 03, foi o último dia da campanha eleitoral em rádio e TV para as eleições municipais que vão acontecer domingo. Além disso, a realização de comícios com aparelhagem de som pode ser feita até a meia noite de hoje. Comício de encerramento de campanha pode ser prorrogado por mais duas horas. Nesta quinta-feira também termina o prazo para realização de debate no rádio e TV.
Já a divulgação paga, na imprensa escrita, e reprodução, na internet, de jornal impresso, de anúncios de propaganda eleitoral pode ocorrer até amanhã. Esta exta-feira ainda vai ser o prazo limite para circulação paga ou impulsionada de propaganda eleitoral na internet, mesmo se a contratação tiver sido realizada antes desse período.
A distribuição de material gráfico de candidatos a prefeito, vice e vereadores, realização de caminhada, carreata ou passeata, em que se utilizem outros meios de locomoção, acompanhadas ou não por carro de som, estão liberadas até as 22 horas de sábado. Porém, na véspera da eleição é proibido espalhar santinhos ou demais materiais de campanha em locais de votação ou em vias próximas.
Domingo, dia da eleição, essas ações serão consideradas ilegais. Domingo, não vai ser permitida campanha, caso contrário, vai se configurar em boca de urna. As pessoas poderão votar, por exemplo, com uso de camiseta, adesivo, botton ou bandeira, porém, numa manifestação silenciosa, sem pedir votos.