Agricultores familiares precisam ficar atentos, pois a DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf – vai ser substituída pelo CAF – Cadastro da Agricultura Familiar. O CAF vai passar a vigorar a partir de sexta-feira, 01. Porém, como a DAP tem validade de dois anos, o produtor poderá seguir com o documento até expirar o prazo. No entanto, após, precisa ser realizado o CAF. Para os agricultores que tiverem a DAP com vencimento até quinta-feira, a orientação é que façam a renovação.
O extensionista da Emater, em Ijuí, Edewin Bernich, ressalta que o Cadastro da Agricultura Familiar vai exigir a comprovação de todas as informações prestadas, por exemplo, através da documentação dos integrantes da família, renda do ano anterior da propriedade, ainda com necessidade de comprovar a posse das áreas rurais. Após feito o Cadastro, qualquer mudança na propriedade vai ter que ser atualizada. Bernich enfatiza que o CAF vai agregar todas as políticas do governo federal, por exemplo, agrícolas e sociais.
A Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais serão responsáveis pela confecção do CAF. Nos próximos dias, em Três Passos, haverá reunião entre as regionais da Fetag de Ijuí e Três Passos para formação referente ao Cadastro da Agricultura Familiar, a fim de que os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais possam atender os produtores.